A Geobiologia segundo o arquiteto Neufert

Em 1936 publicou-se a primeira edição alemã do livro “Arte de Projectar em Arquitectura” de Ernst Neufert, obra emconstante revisão e actualização, com várias edições (18ª edição em Portugal) e nela encontramos um capítulo específico com o título “Biologia da Construção”. Nesta obra, Neufert realiza um processo de síntese, abordando de forma concisa e extensamente ilustrada, uma ampla quantidade de informação, abordando as investigações e contribuições da Geobiologia, ciência que estuda a relação entre os seres vivos e o lugar no qual habitam.

SCAN0056SCAN0057

Neufert faz referência aos estudos observacionais assim como às investigações dos Doutores Hartmann e Palm, a respeito da influência das radiações telúricas na saúde humana. Expõe como através do estudo da Geobiologia, na sua prática médica, o Dr. Hartmann constatou como alguns dos seus doentes mostravam uma clara melhoria ou remissão dos seus sintomas com o simples gesto de mudança de localização da sua cama para uma zona livre de agentes geológicos como correntes de água, fissuras ou gretas do subsolo, as quais actuam como zonas de saída preferencial das radiações terrestres, como a radiação gamma, o gás radón e outras radiações telúricas. De facto, as observações do Dr. Hartmann são constatadas na prática habitual dos estudos de Geobiologia.

No livro “A Arte de Projectar em Arquitetura” são também incluídos os estudos do engenheiro alemão Robert Endros e do Professor Karl E. Lotz, acerca do efeito na saúde das radiações geofísicas ou telúricas, que emanam desde o interior da terra, alcançando a superfície terrestre e afectando as pessoas localizadas na vertical das mesmas.

Como se comprova, a prospecção geobiológica serve para analisar/valorar o factor de biohabitabilidade do lugar onde vivemos, com o fim de melhorar a nossa qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Não obstante a importância deste tipo de parâmetros, hoje em dia, muitos arquitectos licenciam-se sem conhecer aspectos da construção em relação com a Biologia do Habitat e a saúde dos seus moradores, apesar do livro de Neufert ser um dos livros de referência tanto de arquitectos como de engenheiros e incluir há dezenas de anos este tipo de conhecimentos. Muita informação se tem “perdido” ao longo das sucessivas revisões e edições deste livro; abaixo está um exemplo de uma página, da edição Espanhola, que inclui informação que já não aparece nas actuais edições.

Neufert_Espanha

15ª Edição Espanhola “Arte de Projectar em Arquitetura” (Neufert)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s