Viver perto de auto-estradas é um risco para a pressão arterial

A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS SOBRE A NOSSA SAÚDE, BEM-ESTAR E FELICIDADE

33 TjEyMDEwOTIwNC5qcGc=

Viver perto de uma auto-estrada pode aumentar o risco de hipertensão arterial, de acordo com um estudo publicado pelo “Jornal of the American Heartn Association”. No estudo analisaram-se mais de 5000 mulheres pós-menopáusicas, as que viviam a uma distância máxima de 100 metros de uma estrada com muito tráfico, sendo que estas apresentam um risco 22% maior de contrair hipertensão do que as mulheres que viviam a pelo menos 800 metros de distância.

Os resultados deste estudo enfatizam a importância doambiente físico em que vivemos sobre a nossa saúde e bem-estar”, comentou Gregory Wellenius, investigador principal e professor de epidemiologia na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Brown em Providence, Rhode Island. O investigador advertiu que este estudo não demonstra que viver perto de uma auto-estrada cause hipertensão, mostrando, no entanto, uma associação entre as duas coisas.

Os investigadores não conhecem com exactidão o porquêdesta associação. Crêem que algumas das razões para que se produza um aumento da pressão arterial, ao viver perto de auto-estradas ou estradas com muito tráfico, são a exposição a níveis mais altos de contaminação ambiental ou de ruído relacionados com o tráfico.

“Existem já estudos que relacionam a contaminação atmosférica do tráfico automóvel com um risco mais alto de doenças cardíacas e hipertensão” assinalou o professor Gregory Wellenius.“Vários estudos têm demonstrado uma associação entre a exposição ao ruído crónico e hipertensão” acrescentou Wellenius

Este novo estudo vem corroborar novamente a importância que tem o nosso ambiente na saúde e como existem múltiplos factores que podem prejudicar a nossa saúde sem que tenhamos consciência disso.

Fonte: Jornal of the American Heartn Association (Jornal of the American Heartn Association)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s