Hortas comunitárias – Sustentabilidade Urbana

hortaess

JÁ IMAGINOU EM PLANTAR UMA HORTA NO SEU PRÉDIO E/OU HABITAÇÃO?

TAL É POSSÍVEL E MUITO SIMPLES. CASO QUEIRA CONCRETIZAR ESTA IDEIA E NÃO SAIBA COMO, A “HABITAT SAUDÁVEL” AJUDA-O A CONCRETIZAR ESTE SONHO… E DESSA FORMA TERÁ, SEMPRE, EM SUA CASA PRODUTOS NATURAIS, CONTRIBUINDO TAMBÉM PARA UM MUNDO MAIS SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL.

A imagem acima é do prestigiado fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, (autor do Documentário “Home – O Mundo é a nossa Casa”) o qual captou uma fotografia na Avenida Crozet, em Genebra (Suíça), onde é possível observar a existência de várias hortas urbanas comunitárias.

Estas hortas foram implantadas nos jardins das casas dos vizinhos, sendo que estes podem desfrutar dos alimentos colhidos nas plantações.

No seu site Yann Bertrand, explica que o conceito de hortas urbanas começou a ganhar força na Europa durante o século 19, sendo o físico alemão Moritz Schreber o grande responsável por isso, ao incentivar que as cidades tivessem mais áreas verdes para o lazer das famílias. Desta forma, aos poucos as comunidades passaram a ter espaços próprios para plantar os seus próprios alimentos. De acordo com o fotógrafo este bairro representa uma pequena parcela dos 50 mil hectares de hortas urbanas espalhadas pela Suíça.

As hortas comunitárias vêm ganhando cada vez mais espaço pelo mundo, funcionando como fonte de alimento e como ferramenta para a integração social.

Como exemplo, na Rússia, mais de 72% das famílias que habitam em áreas urbanas plantam parte dos seus alimentos no seu próprio jardim; e em Berlim, a estimativa é de que haja cerca de 80 mil “agricultores” urbanos.

Aliás, hoje em dia, em alguns países europeus, a prática do cultivo do próprio alimento já é protegida por lei.

Fonte: Adaptado de www.razoesparaacreditar.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s