Proibição Mundial, por parte da ONU, do uso de pinturas com chumbo a partir de 2020

O embaixador da Boa Vontade do “Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)”, Don Cheadle, exorta os governos e cidadãos globais a se comprometerem a combater as alterações climáticas, proteger o ambiente e eliminar o chumbo nas pinturas.

A “Aliança Global para a Eliminação da tinta com chumbo”, co-liderada pelo “Programa das Nações Unidas para o Ambiente” (PNUA) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciaram a meta de eliminar a utilização de pintura com chumbo a partir de 2020. Tal facto foi anunciado perante uma multidão de centenas de milhares de pessoas, reunidas no National Mall em Washington DC nas comemorações do 45º aniversário do Dia da Terra.

A exposição a este metal pesado, contido nas tintas, contribui para um aumento do risco de envenenamento, especialmente em crianças e mulheres grávidas. Quando este tipo de tintas são utilizadas em habitações, escolas, parques infantis, etc. os jovens e grávidas estão diretamente e constantemente expostos a altos níveis de chumbo. Tal exposição pode ter implicações graves na saúde humana ao longo da vida, tais como: dificuldades de aprendizagem, hipertensão, convulsões, etc.

De acordo com dados da ONU:

  • as pinturas e pigmentos ainda representam 10-12% do uso global do chumbo;
  • a exposição ao chumbo é responsável por cerca de 143 000 mortes por ano, com a maior incidência nas regiões do mundo em desenvolvimento;
  • a exposição ao chumbo na infância estima-se que contribua, a cada ano que passa, para cerca de 600 000 novos casos de crianças que desenvolvem deficiência mental.
  • as questões de saúde diretamente relacionadas com a exposição na infância ao chumbo contido nas pinturas traduz-se em mais de 975 biliões de dólares em perdas económicas na África, Ásia, América Latina e no Caribe.

Tenha em atenção que se vai construir ou reabilitar a sua habitação e/ou empresa, a Habitat Saudável” pode ajudá-lo numa escolha adequada do tipo de tinta para a sua habitação, para que possa usufruir de um ar de ótima qualidade no interior da sua habitação e/ou empresa.

Artigo adaptado da noticia da UNEP.

SAIBA MAIS EM:

http://www.unep.org/newscentre/default.aspx?DocumentID=26802&ArticleID=34969

http://www.habitatsaudavel.com/#!estudos-projectos/c1pwh

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s