O uso do smartphone no bolso das calças ou no quarto durante a noite e a relação com a qualidade do esperma/infertilidade – NOVAS EVIDÊNCIAS

Captura de ecrã 2016-03-5, às 18.07.28.png

ESTUDO REVELA QUE NÍVEIS DE ESPERMA DE HOMENS, QUE TÊM OS SEUS TELEMÓVEIS NOS BOLSOS DAS CALÇAS, DURANTE O DIA, SÃO SERIAMENTE AFETADOS

Os telemóveis e a sua relação com a fertilidade masculina é um tema que tem sido amplamente explorado nas últimas décadas. Ainda que existam vários estudos que demonstrem que ter um smartphone/telemóvel na proximidade dos genitais afete a qualidade do esperma, ainda nenhum organismo oficial obrigou a que os fabricantes advirtam os seus utilizadores relativamente a este risco.

O último estudo científico que analisa este problema foi desenvolvido por uma equipa de investigadores altamente respeitados da “Technion University de Haifa”, onde analisaram durante 12 meses os hábitos relativos à utilização de telemóveis em 100 homens; para tal iam a uma clinica de fertilidade para conhecer a qualidade do seu esperma.De todos os indivíduos analisados, no estudo, 47% utilizava o seu telemóvel no bolso das calças todos os dias. Este grupo era o que apresentava menor quantidade de espermatozoides relativamente aos que guardavam o seu telemóvel noutra parte do corpo/vestuário. Os autores do estudo asseguram que os problemas de fertilidade encontrados nesses 47% só estão presentes em 11% da totalidade da população masculina, o que os leva a inferir que a causa direta deste problema é o uso do telemóvel.

Consideramos que os telemóveis elevam a temperatura da zona com a atividade eletromagnética e este facto faz com que os espermatozoides não sobrevivam”, explica a professora Martha Dirnfield, uma das investigadoras nas conclusões do estudo.

Esta investigadora afirma que este estudo é um alerta para todos os homens mudarem os seus hábitos para melhorarem as suas hipóteses de terem filhos.

Diga-se que a qualidade do esperma, nos países ocidentais, está a diminuir sendo essencial em 40% dos casos dos casais que têm dificuldade em conceber uma criança.

Porém o problema, da fertilidade masculina, não está circunscrito à utilização do telemóvel no bolso das calças… Os cientistas israelitas descobriram também que os homens que falam ao telemóvel na cama enquanto este carrega ou que simplesmente dormem perto dele enquanto este continua ligado também apresentam pior qualidade no seu esperma do que os que descansam com o telemóvel/smartphone à distância.

Em declarações ao “The Telegraph” o investigador em reprodução Gedis Grudzinkas recomenda aos homens que “deixem de ser viciados nos telemóveis e pensem no seu bem-estar. É necessário levar o telemóvel no pijama ou dormir com ele aceso ao lado da cama?” O mesmo especialista assinala que as mulheres não se vêm afetadas por esta situação porque não transportam o telemóvel junto ao corpo, mas sim na sua bolsa/mala.

Para Gedis Grudzinkas o mais recomendável é deixar o telemóvel em cima de uma mesa se não o estamos a usar ou guardá-lo no bolso do casaco; assim não existe contacto direto com a zona pélvica e não provoca danos que possam afetar seriamente a reprodução.

Os resultados deste estudo foram publicados na revista “Reproductive BioMedicine

É ESSENCIAL TOMAR MEDIDAS PARA APOIAR OS HOMENS A PROTEGER OS SEUS FUTUROS DESCENDENTES, FORNECENDO MAIS INFOPRMAÇÕES SOBRE OS INIMIGOS DO ESPERMA E INCENTIVANDO UM ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL

FONTE: https://es.noticias.yahoo.com/los-m%C3%B3viles-queman-los-espermatozoides-seg%C3%BAn-092158666.html

http://www.telegraph.co.uk/news/health/news/12167957/Mobile-phones-are-cooking-mens-sperm.html

https://www.rt.com/uk/333265-mobile-phones-sperm-count/

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s