Os efeitos negativos, na saúde, da iluminação artificial

Los-Efectos-Negativos-de-la-Luz-Artificial-880x586

MUITO INTERESSANTE ESTA INVESTIGAÇÃO, A QUAL NOS DEVE FAZER REFLETIR…

Demasiada luz artificial  é má para a saúde humana. Segundo um estudo desenvolvido por investigadores do Centro médico universitário de Leiden (sul da Holanda) e publicado na revista Current Biology, a manipulação do ciclo natural da luz e obscuridade conduz a uma espécie de envelhecimento prematuro por parte dos ratos. Não existe evidencia de que os mesmos efeitos possam ocorrer em seres humanos; contudo, a investigação da equipa liderada pela neurocientista Johanna Meijer vai de encontro a essa linha de investigação cujo objetivo é identificar os aspetos negativos da contaminação lumínica. O estudo envolveu 130 ratos que viveram, durante seis meses num ambiente iluminado constantemente, para que os investigadores holandeses pusessem à prova o que ocorre quando o organismo  não pode desfrutar da obscuridade. Depois da experiência, os ratos mostraram perda de massa óssea e massa muscular, princípios de osteoporose e deterioração do sistema imunológico: ou seja, mudanças fisiológicas que geralmente acompanham o processo de envelhecimento.

Johanna Meijer assinala que a investigação levada a cabo pela sua equipa confirmou a importância da alternância da luz e obscuridade pelo relógio interno do nosso corpo (os chamados ritmos circadianos). (…)

A investigação, à semelhança de estudos anteriores, sugere a necessidade de continuar a investigar para averiguar se existem riscos similares no seres humanos, dada a crescente utilização das radiações luminosas associadas aos smartphones, tablets e outros aparelhos tecnológicos, também durante as horas noturnas”

Fonte: blogavista.es/los-efectos-negativos-la-luz-artificial/ (adaptado)

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s